6 Apps para caminhoneiros conseguirem cargas

Circular pelo Brasil com o caminhão vazio é um desperdício de tempo e dinheiro, mas essa é, infelizmente, a realidade de muitos caminhoneiros autônomos. Os caminhoneiros realizam suas entregas e depois permanecem em postos os terminais à procura de fretes para retornarem à sua origem. Essa espera pode levar dias, e sem a garantia que encontrarão mercadorias. Para solucionar esse problema, algumas empresas desenvolveram aplicativos para auxiliar os caminhoneiros autônomos a encontrarem cargas em qualquer lugar que estiverem. Conheça mais!

Apps para Fretes e Cargas

Aplicativo FretesUma pesquisa de 2012, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), estimou que 80% dos caminhoneiros autônomos rodam vazios pelo país. O caminhoneiro Helto Oliveira, a mais de 24 horas de braços cruzados em São Paulo, reclama: “Enquanto a gente não acha um frete para ir para outro destino, a alimentação e as despesas vão aumentando a cada dia que passa”. A espera às vezes é longa e quem não pode ficar parado acabo voltando para casa com o caminhão vazio, arcando com os custos de pedágios e combustível.

Pensando nisso, aplicativos surgiram para ajudar motoristas, empresas e até consumidores. Eles servem para conectar, com agilidade, cargas que estão disponíveis no mercado a motoristas qu estão esperando por fretes. Veja abaixo 6 aplicativos para celulares (e computadores) que atuam neste ramo:

  1. TruckPad

O TruckPad é o pioneito do setor e funciona como um “classificado” de fretes, mostrando aos motoristas entregas que estão disponíveis no mercado. Com a popularização dos smartphones e o fácil acesso ao GPS, o aplicativo se utilizada dessa ferramenta para apontar novas demandas aos caminhoneiros. Ele mostra, ao contratante e ao contratado, a distância e o valor do frete. O motorista analisa quais são os fretes disponíveis no local em que ele está e os valores que são pagos, podendo escolher o frete do seu interesse. Tudo isso sem custo nenhum para o caminhoneiro que utiliza o serviço.

Carlos Mira, fundador e CEO da empresa, explica que o aplicativo mostra para o caminhoneiro a ofertas de cargas através de uma interface simples e rápida, que permite a negociação do frete direto com as empresas. Essa é outra vantagem desse tipo de aplicativo: elimina o atravessador (“chapas de estrada”), facilitando a negociação de um frete direto entre os motoristas e as empresas. O app ainda disponibiliza uma área de apoio ao caminhoneiro – notícias, dicas, carteira eletrônica, protocolo de entrega e até chat de mensagens para o motorista se comunicar com amigos do trecho.

Segurança: através do aplicativo os caminhoneiros são convidados a avaliar as empresas sobre sua credibilidade e pontualidade no pagamento, por exemplo. A mesma coisa acontece com as empresas, também convidadas a avaliar os caminhoneiros. Essas informações ficam disponíveis, garantindo a qualidade do serviço de ambas as partes envolvidas.

  1. BuscaCargas

Este é outro app que conecta o caminhoneiro à carga. O usuário informa a localização do seu veículo e visualiza, gratuitamente, os fretes próximos a ele. O BuscaCargas pode ser acessado através do site e também pelos smartphones, disponível para Android e iOS.

Como funciona? O embarcador anuncia o frete (no site ou app) para o transportador que tem interesse no frete, faz uma proposta e negocia tudo totalmente online.

Através do App, os caminhoneiros podem encontrar cargas e realizar propostas de fretes, acompanhar o status das propostas, avisar o embarcador sobre o trajeto e status do frete e trocar mensagens de texto entre as partes. As empresas de cargas são organizadas através do sistema, para receberem propostas e conseguirem os melhores preços, também rastream a carga e controlam quando são entregues.

O sistema disponibiliza a opção de pagamento através do site, através de boleto bancários, onde a empresa realiza o pagamento para o BuscaCargas e o motorista recebe o valor quando for confirmada a entrega da mercadoria.

  1. CT CARGA 

Idealizado pela Central do Transporte, o CT CARGA é o mais novo aplicativo do ramo.

Possui aplicativo cargasuma busca completa com vários filtros para localizar todas as cargas registadas no servidor da CT, ajudando o caminhoneiro a encontrar a carga mais próxima e mais lucrativa. O objetivo é o mesmo dos outros: atender aos clientes de forma rápida e objetiva, sem a necessidade de intermediários, já que ao visualizar a carga o caminhoneiro ou a transportadora poderão entrar em contato direto com o embarcador, combinando todos os detalhes.

4.     Quero Frete

Esse App recebeu apoios da aceleradora de startups “Wow” e Startup Brasil (programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com aceleradoras). Tem versões via navegador e aplicativo.

Para o motorista utilizar, basta um cadastro simples e gratuito, com detalhes sobre o serviço oferecido e o veículo disponível (carroceria, capacidade máxima, área de cobertura, etc.). Para as empresas ou pessoas físicas interessadas, é possível fazer buscas a partir de um endereço ou localidade, entre outros tipos de filtro.

As informações sobre o frete, negociadas através do bate-papo, ficam arquivadas junto à conta para consultas futuras, e o veículo com a carga pode ser monitorado da origem ao destino final por mapas no aplicativo. O pagamento é feito por cartão de crédito pelo aplicativoe e só é liberado se a entrega estiver em ordem.

  1. Sontra Cargo

Segundo a empresa, são 50 mil caminhoneiros cadastrados para realizar transportes de 12 mil transportadoras. Há quatro perfis de cadastro: transportadora, caminhoneiro autônomo, agenciador de cargas e indústria. É possível ainda se cadastrar como pessoa física. Para utilizar, basta especificar o tipo de carga necessária e negociar com os embarcadores, que apresentarem as ofertas. Conforme o site da empresa, o App não possui custo para nenhuma das partes: “Atualmente a ferramenta é 100% grátis, pois não cobramos mensalidade nem taxa de agenciamento”. Também apresenta integração com os mapas do Waze.

6.     Fretebras Checkin

Criada em 1998, originalmente chamada de Fretenet. Caminhoneiros cadastram gratuitamente seus veículos, enquanto transportadoras e embarcadoras pagam mensalidade. Fornecedores de serviços também podem se cadastrar e aparecerem no mapa. Disponível em todo o Brasil e América do Sul, dependendo da presença de motoristas nas regiões.

Possui 3 Perfis de cadatro: 1- Embarcador é a empresa com produtos a transportar, cadastra apenas cargas. 2 – Transportador é para quem transporta, com frota própria ou de terceiros. 3 – Fornecedor é quem possui produtos ou serviços, não realizando fretes nem cargas. Caminhoneiros podem se cadastrar gratuitamente.  Plataforma acessível ao motorista pelo App e pelo site. Já para empresas é possível acessar plataforma apenas pelo site.

Oferecem modelo de assinatura para empresas que anunciam cargas, com planos mensal, trimestral, semestral e anual. Oferece ainda serviço de construção de sites para transportadoras e apostam na venda de publicidade no site e no aplicativo.