Consórcio de caminhões: vale a pena?

Se você pode esperar, deseja fugir dos juros, não tem muita disciplina e quer um pagamento flexível, o consórcio pode ser a melhor escolha para você! Quem trabalha com caminhões, sabe que eles sofrem muito com o uso excessivo e as péssimas condições das estradas brasileiras. Por este motivo, quem atua na área de transporte de cargas sabe que é preciso realizar a troca periódica de seu veículo ou da sua frota. Para adquirir um novo caminhão, ou mesmo iniciar na carreira de motorista, o consórcio pode ser a opção mais vantajosa, especialmente para fugir dos juros abusivos em meio a crise.  Descubra aqui como funciona o consórcio de veículos de grande porte e os prós e contras desta opção!

A modalidade de consórcio possui inúmeras vantagens e pode valer a pena para várias pessoas. Quem não tem necessidade imediata de compras um caminhão, por exemplo, pode optar sem medo por essa modalidade e aproveitar-se de suas vantagens. O consórcio permite se programar com antecedência, ao longo do tempo, e principalmente fugir dos juros abusivos de financiamentos. Caso o comprador tenha pressa, vale lembrar que a contemplação de um consórcio pode surgir na primeira parcela ou na última, e é preciso assumir esse risco ao assinar o contrato.

 

A principal vantagem certamente é essa ausência de juros, que torna a alternativa perfeita para quem deseja crédito fugindo de um problema tão comum no mercado brasileiro. Isso faz com que a opção pelo consórcio se torne muito mais barata que o financiamento, embora pelo financiamento você adquire o bem instantaneamente. No consórcio, em vez dos juros existe uma cobrança (fixa) de taxas referente ao fundo de reserva, seguro e à administração. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac),em média, a taxa de juros do financiamento custa dez vezes mais que a taxa de administração do consórcio Para pessoas com dificuldade de economizar por “conta própria”, a opção de consórcio também é ideal, pois garante o compromisso financeiro sem trazer prejuízos.

Além disso, o pagamento de parcelas de um consórcio é muito flexível. Por exemplo, se você está num mês bem e tem um dinheirinho sobrando, é possível antecipar parcelas e reduzir o saldo final. Também pode ser um bom momento para dar um lance, especialmente se não aguenta mais esperar pelo sorteio. A flexibilidade, nesse caso, é também uma via de mão dupla: na falta de dinheiro, você também pode solicitar a devolução de uma quantia, dentro das normas de contrato.

O que é um consórcio?

 

O consórcio de caminhões funciona da mesma maneira de qualquer outro consórcio: É uma poupança coletiva que, periodicamente, contempla um dos participantes com o crédito para ser utilizado na aquisição do veículo. Os participantes do grupo contribuem mensalmente para a formação dessa poupança conjunta e podem ter acesso à sua parte do dinheiro de duas formas:

  • Sorteio: é o mais comum, geralmente realizado de forma mensal, mas pode ser em qualquer período. Nesse intervalo de tempo definido pelos participantes e pela administradora, a responsável realizará um sorteio onde um dos consorciados será sorteado, já recebendo seu crédito total para adquirir o veículo.
  • Lance:se tiver capacidade de investimento, o cotista também pode se usar de lances para conseguir o crédito. Funciona tipo um leilão, quem dá o maior lance (geralmente considerado “maior” de forma percentual em relação ao crédito que a pessoa está concorrendo) será comtemplado com o crédito.

 

Quais são as vantagens do consórcio?

 

  • Ausência da Taxa de Juros

 

Como já explicado anteriormente, o consórcio de caminhões e veículos pesados é uma opção onde não há incidência de juros nas parcelas. Também conhecida como “autofinanciamento”, essa opção faz com que os participantes gastem menos e saibam desde o início quanto pagarão, sem sustos ou surpresas. A única despesa que não é revertida no saldo final é a taxa de administração da empresa que está controlando o processo, e que não costumam serem altas.

 

  • Menos exigências e burocracias

 

Para ter qualquer empréstimo liberado, uma pessoa precisa apresentar uma série extensa de documentos para bancos e instituições financeiras. Essa é uma forma deles reduzirem as chances de inadimplência. O consórcio não funciona assim. As administradoras simplificam muito o processo e não existe restrição para aderir ao grupo de consorciados. Ou seja, você nem se quer precisa estar com o “nome limpo” na hora da assinatura dos contratos. A documentação entregue neste momento é básica, e você só passará por uma análise mais profunda na hora de ser beneficiado com o crédito, que daí sim, deve estar dentro das exigências necessárias.

 

  • Sem taxa de adesão ou entrada

 

Ao contrário na maioria dos financiamentos, o consórcio não necessita de taxa de adesão ou valor de entrada. O consorciado deve apenas fechar o contrato e, assim, contribuir com as parcelas mensais. Isso traz a vantagem de que você não precisa possuir uma quantia inicial elevado de investimento para poder começar a investir num novo veículo.

 

  • Flexibilidade

 

Além da flexibilidade de antecipação ou retorno de parcelas financeiras, como explicado acima, o consórcio também permite uma flexibilidade quanto a escolha do automóvel. O cotista, ao ser contemplado por sorteio ou através de lance, pode escolher qualquer modelo que pertença ao segmento do grupo, e não obrigatoriamente o modelo que estava interessado no início do consórcio. Poucas pessoas conhecem essa vantagem, que pode ser muito boa, até para quem fica para o final das contemplações.

Atenção!

 

Inadimplência

 

Se você atrasar no pagamento das parcelas, ficará impedido de participar de sorteios e lances e, daí sim, corre o risco de pagar juros sobre as parcelas, ou mesmo ser expulso do grupo. Tão ruim quanto, se houver um índice alto de inadimplência dentro do mesmo grupo, poderá haver problemas para entregar a carta de crédito para os contemplados.

 

 

Consórcio Mercedes-Benz

Guiada pelo compromisso de desenvolver soluções para seus clientes, a Mercedes-Benz disponibiliza ao mercado mais uma excelente alternativa para planejamento da renovação e/ou ampliação de frota, o Consórcio Mercedes-Benz. O Consórcio Mercedes-Benz agrega uma solução financeira moderna e econômica aos veículos comerciais mais cobiçados do mercado! O Consórcio também conta com um portfólio completo ao oferecer créditos aderentes a toda linha de caminhões, ônibus e vans.

Conheça mais sobre essa facilidade aqui.