Dicas de condução segura para caminhoneiros

Dirigir é uma ação executada naturalmente pelos caminhoneiros profissionais. Eles cruzam Brasil de ponta-a-ponta e, muitas vezes, permanecem mais tempo na estrada do que em suas próprias casas. Porém, mesmo com toda experiência de volante, erros podem acontecer e trazer grandes prejuízos. Seja para o motorista, para o veículo ou mesmo em forma de multas e outros gastos. Veja aqui dicas de como conduzir o caminhão de forma segura!

Principais Causas de Acidentes

As principais causas de acidentes de trânsito são:

– Dirigir sob efeito de álcool e/ou outras substâncias entorpecentes;

– Imprudência (exemplo: velocidade inadequada);

– Imperícia (exemplo: inexperiência com o caminhão ou desconhecimento do local);

– Negligência (exemplo: falta de atenção);

– Problemas mecânicos;

– Problemas com o condutor;

– Problemas com a via

Dirigindo de forma segura e defensiva

Estado do Tempo

Ao pensar na condução segura, o estado do tempo (clima) e do piso (estrada) são fatores importantes a levar em conta. Condições atmosféricas padversas odem influenciar a visibilidade, o tempo de travagem, a densidade do trânsito e outros aspetos que podem aumentar o risco na estrada. Nessas condições, esteja mais atento, reduza a velocidade, aumente a distância de segurança em relação aos outros veículos e mantenha-se visível (por exemplo: ligando os médios ou as luzes de nevoeiro).

Entorpecentes

Se dirigir, não beba. Certamente não é a primeira vez você lê esta frase.  O álcool e substâncias entorpecentes provocam a perda de vigilância, diminuição dos reflexos, aumento do tempo de reação, perturbação das capacidades sensoriais e menor resistência à fadiga. Dessa forma, conduzir sob influência destas substâncias representa um grande perigo!

Celulares

A utilização do celular durante a condução aumenta em 4 vezes a probabilidade de ter um acidente. O celular diminui a capacidade de vigilância e atenção, aumentando o tempo de reação. A dica é colocar o aparelho no modo silencioso enquanto está conduzindo e só utilizá-lo para os aplicativos de GPS e trânsito.

Atenção ao cansaço

Motoristas que passam muito tempo ao volante precisam obrigatoriamente de horas de descanso. Respeite as normas de descanso e não coloque sua vida em risco. As vezes parece que o cansaço não está presente e “é possível seguir”, porém os reflexos já estão alterados e é imprescindível fazer a pausa para descanso a fim de manter-se em segurança.

Limites de Velocidade

Muito além do que diminuir o desgaste do veículo, respeitar os limites de velocidade permite maior segurança e previsibilidade na condução. Isso diminui os riscos de acidente. Além de evitar multas por excesso de velocidade, é claro.

Cinto de segurança

Utilize sempre o cinto de segurança e certifique-se que todos os ocupantes estão utilizando corretamente. A utilização do cinto de segurança é não só uma forma de prevenção, mas também uma solução para reduzir os riscos de ferimentos graves em caso de acidente.

Curt

 

Postura do motorista

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) apresenta alguns dicas quando a postura do motorista, a fim de preservar sua saúde a longo prazo. Confira:

– Segurar o volante com as duas mãos, na posição dos ponteiros do relógio marcando 9 horas e 15 minutos. Assim, é possível enxergar o painel e acessar os comandos do veículo.

– O cinto de segurança deve se ajustar firmemente e passar sobre o peito, nunca sobre o pescoço.

– Dirigir com os braços e pernas ligeiramente dobrados, para diminuir as chances de lesões.

– Apoiar bem o corpo no assento e no encosto do banco o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus.

– Ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura do ocupante, de preferência na altura dos olhos.

– Manter os calcanhares apoiados no assoalho do veículo

– Evitar apoiar os pés nos pedais quando não os estiver usando e use calçados bem fixos aos pés, para que os pedais sejam acionados rapidamente e com segurança.

Lei nº 13.103/2015

A Lei nº 13.103/2015 controla a jornada de trabalho dos motoristas.

De acordo com ela, controlar a jornada e o tempo de direção é obrigatório. Jornada significa o tempo à disposição do motorista, incluindo o tempo de direção. Tempo de direção, por sua vez, corresponde ao tempo em que o motorista está guiando o veículo que percorre o trajeto da origem ao destino, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O controle da jornada é responsabilidade do empregador (no caso de empresas), mas o controle do tempo de direção é uma responsabilidade mútua do empregador e do empregado. 

Curt

Acessórios obrigatórios no caminhão

Também é importante estar com itens obrigatórios em dia, pela segurança e também para evitar multas e outras indenizações.

Protetores

  • Para-choques dianteiro e traseiro
  • Limpador de para-brisa
  • Tapa Sol
  • Extintor de incêndio
  • Cinto de segurança
  • Trava Antifurto
  • Triângulo de segurança

Sinalização

  • Faróis principais dianteiros
  • Lanternas
  • Retrorrefletores “olho de gato”
  • Buzina

Elétrica e performance

  • Tacógrafo
  • Macaco (adequado para o peso da carga do veículo)
  • Chave de roda
  • Chave de fenda
  • Lanternas laterais