Dicas para escolher serviço de chapeação e pintura

Uma batida, um risco, uma amassada que prejudicou a lataria ou qualquer outro acidente que necessite de reparação. Todos esses problemas com o automóvel podem trazer muita dor de cabeça na hora de procurar conserto. Se você tiver seguro, liga para o corretor e recebe uma grande lista de lugares onde pode levar o carro. Se não tiver seguro, a lista é mais extensa ainda! E aí surge a dúvida: como escolher um bom serviço de pintura e chapeação? Será que encontrará um profissional que supra todas as suas demandas num só lugar? E se for um caminhão? A busca por um serviço de qualidade pode ficar ainda mais difícil. Por isso, listamos itens e cuidados que devem ser levados em consideração na hora da escolha por um serviço de chapeação e pintura.

O que levar em conta para escolher um serviço de chapeação e pintura?

1. Preço

chapeação e pinturaOs serviços de funilaria e pintura são de alta complexidade e, considerando que automóveis são um bem valioso, independente da marca ou tamanho, espera-se que este tipo de serviço seja bem valorizado financeiramente. Cuidados de chapeação e pintura exigem material de qualidade, muita habilidade manual e tempo e prática dos profissionais. O ideal é sempre prezar pela qualidade e não se deixar enganar por preços muitos atrativos. Ao contrário de outros serviços, um trabalho mal feito em funilaria e pintura pode aparecer só com o tempo: o verniz começa a descascar, a pintura fica manchada e acaba que o trabalho tem que ser refeito.

Mesmo que sua escolha seja guiada pelo preço, a qualidade nunca pode ficar em segundo plano. Os serviços com preços mais acessíveis também devem oferecer garantia e ter mão de obra qualificada.

2. Martelinho de Ouro

Procurar martelinho de outro ou serviço de chapeação? A diferença básica entre os dois é a tinta. Se saiu tinta do seu carro, é indiscutível: o serviço é o de chapeação. Martelinho de ouro repara somente os amassados, ou seja, não engloba pintura.

O serviço do martelinho de outro são centenas de pequenas batidinhas para corrigir um amassado, especialmente fazendo com que a tinta continue intacta. O serviço é muito delicado e específico, mas mesmo assim pode sair mais barato que um serviço de funilaria. Atente-se para que ele não resolve todos os problemas.

3. Desamassar

Tome cuidado com a decisão por desamassar uma peça. Desamassar é indicado apenas para pequenos reparos! Por quê? Todo retrabalho em chapa metálica (desamassar, esquentar, estanhar) provoca mudanças na resistência estrutural da chapa. Isso faz com que a chapa de metal se torne menos maleável e mais rígida. Ao longo do tempo ela poderá sofrer deformações permanentes. Além disso, os carros saem de fábrica com características específicas para “amassarem” da forma que garantirá maior segurança para quem está no automóvel em caso de acidente. Modificando isso, você pode perder essa propriedade.

Uma batida que resultou em corte na chapa ou dano de grande porte não é caso nem de funilaria, nem de martelinho. O funcionário provavelmente oferecerá a troca da peça e essa é, provavelmente, uma decisão ética e responsável.

4. Limpeza do ambiente de pintura

chapeação e pintura caminhãoNas grandes montadoras qualquer poeira ou pó já é motivo para interromper a linha de produção no setor da pintura. Por isso, uma das principais preocupações nas instalações é a limpeza deste ambiente. O rigor é tanto que a maioria das empresas nem permite a visitação desta área e os funcionários trabalham todos cobertos.

Oficinas não são tão sofisticadas quanto as fábricas, mas as boas são fáceis de se perceber: possuem cabine de pintura, ferramentas de polimento com aspirador acoplado e funcionários uniformizados.

A proteção da lataria que não será pintada é importante: fuja de quem utiliza jornal, pois o ácido das folhas pode deixar manchas. Loja de tintas vendem um papel especial para este fim, que não dissolve, não manche e nem gruda na tinta.

5. Colorista

Este profissional é essencial para que seu carro ou caminhão não saia com dois tons de cores distintos. Em grandes oficinas, geralmente o colorista faz parte do quadro de funcionários. Em empresas menores este trabalho é terceirizado. O acerto de cores tem o objetico de igualar a tonalidade de uma tinta nova com a tinta já existente (e gasta) do carro.

As maiores diferenças são em cores básicas: branco, vermelho e amarelo. Ou seja, se você possui um carro com uma destas cores, pergunte a quem te passar o orçamento qual método a empresa utiliza para acertar a tonalidade da tinta

6. Secagem da tinta

Existem locais apropriados, com temperatura controlada, para o processo de secagem da tinta. Porém, esses lugares não são tão comuns em oficinas quanto em fábricas. Em muitos casos, será necessário levar a peça repintada para polir depois de uns dois meses do serviço realizado. Não é mau serviço do pintor se a peça ficar opaca depois de alguns dias: a culpa pode ser da caloria do motor. Ela provoca uma secagem desordenada do verniz e da tinta. Nada que um polimento não resolva. Por isso faça essa pergunta para receber orientações corretas antes de sair com seu veículo da oficina.

7. Sustentabilidade

Veirifique se a oficina cumpre suas exigências com a legislação ambiental. Toda oficina deve, segundo legislação, coletar os resíduos e encaminhar para destino correto. Também devem contar com tratamento da água utilizado. Utilização de água de reuso não é obrigatório, mas é um bônus que muitas oficinas já vem aderindo.

8. Indicações

O famoso boca-a-boca é infalível. Siga as recomendações de amigos que já experimentaram – e saíram satisfeitos – de um serviço. Assim você tem mais informações sobre a qualidade do serviço e do profissional. É uma forma de garantir que seu automóvel está em boas mãos.

9. Caminhões

Se você possui um caminhão, encontrar uma oficina que realize os serviços de funilaria e pintura pode ser um desafio ainda maior. A Curt Schroeder é o melhor serviço de chapeação e pintura do Alto Vale do Itajaí para utilitários e caminhões com todas as seguradoras do país. A Curt ainda conta com o diferencial de cabine de pintura para caminhões, sem a necessidade de desmontagem. Pergunte a quem já usou! Conheça os serviços!