Vale a pena ter um plano de manutenção?

Ao comprar um caminhão, muitos motoristas preferem já fechar um plano de manutenção para garantir maior disponibilidade do veículo e se concentrar na alma do negócio: o transporte de cargas. Um bom plano de manutenção pode ajudar o caminhoneiro a reduzir custos operacionais e lucrar mais com seu instrumento de trabalho. Você sabe o que é um plano de manutenção? Vale a pena ter um? Conheça aqui.

Desgaste

O desgaste dos veículos que trabalham com carga é um problema que existe e não pode ser ignorado. A deterioração dos componentes mecânicos do caminhão irá acontecer, mais cedo ou mais tarde. Por conta disso, existem diversos tipos de manutenção e profissionais habilitados para cada uma delas. Com um plano de manutenção, especialmente de manutenção preventiva, é possível manter a integridade dos equipamentos pelo maior tempo possível e reduzir os custos com defeitos e consertos “surpresas”.

Um plano de manutenção preventiva eficiente tem como objetivo principal manter o veículo funcionando de maneira plena, pelo maior intervalo de tempo. Quem trabalha com carga sabe que o caminhão precisa rodar, estar nas ruas e estradas, e não em uma oficina com uma parada não programada. Ter um plano de manutenção é uma medida estratégica para o negócio, pois busca reduzir custos maiores que podem ser evitados.

Tipos de Manutenção

Curt Schroeder

De maneira geral, existem três diferentes tipos de manutenção de caminhões e/ou frotas:

Manutenção corretiva

Manutenção corretiva é a que mais se assemelha a um conserto. Ela já é esperada nos veículos com uma grande quilometragem e tempo de uso, mas o ideal é que seja evitada. Esse tipo de manutenção ocorre normalmente em frotas e caminhões que não contam com um plano de manutenção preventiva. As desvantagens? Os custos de uma manutenção corretiva são muito mais elevados, se comparados à preventiva. Ela envolve troca de peças, mão de obra especializada e o custo de manter o veículo parado na oficina em momento não programado. Ou seja, o alto custo da manutenção corretiva afeta diretamente o desempenho logístico e financeiro do seu negócio. 

Manutenção preditiva

 A manutenção preditiva antecipa problemas nos veículos, através da coleta periódica de dados do veículo. Essa coleta é realizada através de monitoramento por tecnologia aplicada e de ponta. Por isso, é um tipo de manutenção que requer um alto investimento! Em contrapartida, mostra-se bastante eficiente na redução de custos, pois evita grande parte das manutenções corretivas. A maior desvantagem fica por conta de sua execução, que requer investimento para aquisição dos equipamentos específicos e contratação de mão de obra especializada.

Manutenção preventiva

 A manutenção preventiva é a que conta com melhor custo-benefício. É a mais fácil e mais eficaz quando falamos de manutenção de caminhões, também a que compensa mais financeiramente. Prevenir danos é muito mais barato que consertá-los! Para aplicar esse tipo de manutenção à frota ou ao seu caminhão, é importante desenvolver (ou contratar) um cronograma eficiente de checagem preventiva – o que chamamos de plano de manutenção preventiva. É fundamental seguir um cronograma de manutenção fixo e programado.

O que é um Plano de Manutenção Preventiva?

É um conjunto de documentos que enumera os diversos tipos de atividades realizadas durante a manutenção preventiva. Neste documento, além das atividades a serem realizadas, também está a periodicidade com que as manutenções devem ocorrer, quais tipos de materiais e ferramentas serão utilizados, além da listagem dos profissionais responsáveis pelas manutenções.

plano de manutenção preventiva serve como um roteiro de atividades a serem executadas durante as manutenções. Ele será lido pelos diversos profissionais envolvidos nas tarefas. É essencial, portanto, que o plano seja claro, seguro, padronizado e de qualidade.

Atente-se para o fato de que existe uma norma técnica da ABNT para manutenção de equipamentos em geral, a NBR 5462/1994 – Confiabilidade e Mantenabilidade. É altamente interessante que os planos de manutenção sejam elaborados com base nela.

Planos de Manutenção oferecidos pela Curt Schroeder

A Mercedes-Benz conta com uma modalidade de serviços que oferece manutenções preventivas e corretivas dos caminhões e ônibus em toda a sua rede de concessionários no território nacional.  Esses serviços possuem sempre mão de obra qualificada e peças homologadas, para garantir o melhor custo operacional dos clientes.

Curt Schroeder

A Rede oferece diferentes planos de manutenção, que podem ser escolhidos e negociados de acordo com a necessidade de cada caminhoneiro. A vigência do prazo també m pode ser negociada, de 1 a 5 anos, com possibilidade de renegociação ao final do prazo.

Vantagens

Segundo a montadora, os clientes que possuem veículos sob “Plano de Manutenção” agregam as seguintes vantagens:

  • Foco no negócio;
  • Maior disponibilidade da frota;
  • Melhor rendimento do veículo;
  • Maior valor de revenda;
  • Melhor controle e acompanhamento do custo operacional;
  • Redução dos custos com infraestrutura própria;
  • Redução dos custos de estoque de peças.

Conheça os tipos de planos disponíveis na rede

Dividido em quatro categorias, os Planos de Manutenção podem ser adquiridos de acordo com as necessidades de cada cliente. Confira os diferenciais:

  • BestBasic: Preventiva. O BestBasic garante trocas de óleo dos agregados, filtros e manutenções preventivas conforme manual do veículo.
  • Select: Preventiva; Corretiva do trem de força; Central de atendimento 24h. O Select garante as trocas de óleo dos agregados, filtros e manutenções preventivas, manutenções corretivas do trem de força, guincho e deslocamento mecânico.
  • Select Plus: Preventiva; Corretiva do trem de força; Corretiva do veículo; Central de atendimento 24h. O Select Plus garante as trocas de óleo dos agregados, filtros e manutenções preventivas, manutenções corretivas, guincho e deslocamento mecânico.
  • Complete: Preventiva; Corretiva do trem de força; Corretiva do veículo; Itens de desgaste; Central de atendimento 24h. O Complete garante as trocas de óleo dos agregados, filtros e manutenções preventivas, manutenções corretivas de itens de desgaste, guincho e deslocamento mecânico.