Conheça os prazos de garantia nos caminhões Mercedes

Montadoras de caminhões oferecem garantias contratuais que dão direito a consertos gratuitos durante um prazo determinado. Conhecer os detalhes sobre tempo e cobertura da garantia do veículo é essencial. A Mercedes-Benz do Brasil Ltda. garante o seu Veículo contra defeitos de material, de fabricação e de montagem, de acordo com as condições estabelecidas nos termos de garantia de cada modelo. Verifique os prazos de validade de cada um nessa matéria.

De forma básica, existem dois tipos de garantia: a legal, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a contratual, que segue as condições definidas em contrato pela montadora ou revendedora. Qualquer garantia só começa a contar a partir da entrega do produto ou da finalização do serviço. E todos os reparos feitos dentro do prazo de garantia deverão usar peças originais e ser inteiramente gratuitos; o fornecedor só pode cobrar pelo frete.

Prazo de Validade Mercedes-Benz

A garantia para o Veículo da Mercedes-Benz é concedida pelo período de 12 (doze) meses, sem limite de quilometragem, ficando entendido que esse período corresponde a 3 (três) meses de garantia legal, mais um período de 9 (nove) meses de garantia contratual.

A garantia terá início na data da emissão da Nota Fiscal de venda do Veículo ao primeiro proprietário, pelo Concessionário Mercedes-Benz ou, ainda, pela própria Mercedes-Benz do Brasil Ltda.

Confira as datas para cada modelo da montadora:

Curt Schroeder

Condições para vigência da Garantia

Há algumas condições para que a garantia vigore, o proprietário deve:

  • Observar rigorosamente as instruções de operação e manutenção prescritas pela Mercedes-Benz do Brasil Ltda. nos manuais que acompanham o Veículo;
  • Executar todas as revisões estabelecidas pela Mercedes-Benz do Brasil Ltda. através dos Concessionários ou Postos de Serviços Autorizados MercedesBenz, no território brasileiro e nas quilometragens e/ou intervalos de tempo previstos, conforme indicado no Manual de Manutenção do Veículo;
  • Utilizar o Veículo de forma adequada, de acordo com suas especificações, e empregá-lo na finalidade a que se destina;
  • Manter o Veículo de acordo com as suas características originais, empregando somente peças de reposição e acessórios genuínos Mercedes-Benz;
  • Utilizar exclusivamente combustíveis, lubrificantes e fluidos aprovados e recomendados pela Mercedes-Benz do Brasil Ltda;
  • Executar todas as manutenções, reparações e regulagens em um dos Concessionários ou Postos de Serviços Autorizados Mercedes-Benz, no território brasileiro;
  • Utilizar somente peças de reposição e acessórios genuínos Mercedes-Benz e comprovar sua aquisição mediante a apresentação da Nota Fiscal, quando adquiridos pelo consumidor final.

Desgaste

Curt SchroederO desgaste dos veículos que trabalham com carga é um problema que existe e não pode ser ignorado. A deterioração dos componentes mecânicos do caminhão irá acontecer, mais cedo ou mais tarde. Por conta disso, existem diversos tipos de manutenção e profissionais habilitados para cada uma delas. Com um plano de manutenção, especialmente de manutenção preventiva, é possível manter a integridade dos equipamentos pelo maior tempo possível e reduzir os custos com defeitos e consertos “surpresas”.

Planos de Manutenção

A Mercedes-Benz conta com uma modalidade de serviços que oferece manutenções preventivas e corretivas dos caminhões e ônibus em toda a sua rede de concessionários no território nacional.  Esses serviços possuem sempre mão de obra qualificada e peças homologadas, para garantir o melhor custo operacional dos clientes.

A Rede oferece diferentes planos de manutenção, que podem ser escolhidos e negociados de acordo com a necessidade de cada caminhoneiro. A vigência do prazo também pode ser negociada, de 1 a 5 anos, com possibilidade de renegociação ao final do prazo.

Vantagens

Segundo a montadora, os clientes que possuem veículos sob “Plano de Manutenção” agregam as seguintes vantagens:

  • Foco no negócio;
  • Maior disponibilidade da frota;
  • Melhor rendimento do veículo;
  • Maior valor de revenda;
  • Melhor controle e acompanhamento do custo operacional;
  • Redução dos custos com infraestrutura própria;
  • Redução dos custos de estoque de peças.

Conheça os tipos de planos Mercedes-Benz

Dividido em quatro categorias, os Planos de Manutenção podem ser adquiridos de acordo com as necessidades de cada cliente. Confira os diferenciais:

  • BestBasic: Preventiva. O BestBasic garante trocas de óleo dos agregados, filtros e manutenções preventivas conforme manual do veículo.
  • Select: Preventiva; Corretiva do trem de força; Central de atendimento 24h. O Select garante as trocas de óleo dos agregados, filtros e manutenções preventivas, manutenções corretivas do trem de força, guincho e deslocamento mecânico.
  • Select Plus: Preventiva; Corretiva do trem de força; Corretiva do veículo; Central de atendimento 24h. O Select Plus garante as trocas de óleo dos agregados, filtros e manutenções preventivas, manutenções corretivas, guincho e deslocamento mecânico.
  • Complete: Preventiva; Corretiva do trem de força; Corretiva do veículo; Itens de desgaste; Central de atendimento 24h. O Complete garante as trocas de óleo dos agregados, filtros e manutenções preventivas, manutenções corretivas de itens de desgaste, guincho e deslocamento mecânico.