Como acertar na escolha do óleo para o motor

Quando levamos o caminhão para fazer uma revisão normalmente é verificado o óleo. Se necessário o mecânico já realiza a troca e tudo resolvido em relação a isso.

Isso porque ele já sabe exatamente qual é o melhor óleo para o motor do seu caminhão.

Porém, e quando você precisa trocar o óleo sozinho, seja por imprevisto ou porque não agendou a revisão na concessionária?

Para lhe ajudar quando essas situações acontecerem, vamos listar algumas dicas que podem contribuir muito na escolha do óleo para o motor do seu caminhão. Confere!

 

Escolhendo o óleo para o motor ideal

 

Algumas dicas podem lhe ajudar a escolher o óleo certo para o motor do seu caminhão. E a primeira dica é a mais óbvia, porém muito útil.

 

Manual do proprietário

 

Todo veículo vem de fábrica com o manual do proprietário. Dentre tantas questões que esse material menciona, ele também fala sobre o melhor óleo para o seu caminhão. Isso mesmo!

Caso você não saiba, o manual indica qual o melhor óleo para o modelo do seu caminhão, em relação a viscosidade que deve ser utilizada, qual deve ser o tipo básico a ser empregado e qual deve ser a classificação mínima de desempenho a ser utilizado em cada modelo.

Essas informações demandaram das montadoras muito investimento e tempo. Isso a fim de que esses lubrificantes indicados extraiam o melhor que o motor pode oferecer. Sem esquecer da importância dos períodos de manutenção e de troca de óleo que devem ser obedecidos para que esse desempenho não seja prejudicado.

Então, procure onde está o manual do seu caminhão e descubra essa informação muito valiosa que pode ajudar consideravelmente na vida útil e desempenho do seu veículo!

 

Viscosidade do óleo

 

Ela é determinada através da análise da fluidez do óleo em determinada temperatura. Com o intuito de equilibrar o desempenho tanto em temperaturas baixas quanto em altas, atualmente todos os caminhões requerem óleos multiviscosos.

A alta fluidez em temperaturas baixas ajuda com que ele se espalhe rapidamente por todas as partes, minimizando o desgaste. Enquanto em altas temperaturas auxilia criando uma camada mais grossa entre os componentes móveis do motor a fim de preservá-los.

 

Classificação dos óleos

 

Existem três tipos ou classificações de lubrificantes: mineral, sintético e semissintético. Conheça algumas características de cada um:

  • Óleo mineral: é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos obtidos pelo refino do petróleo. Ele possui menor preço, atende às exigências dos carros mais antigos e dura menos, necessitando de maior quantidade de trocas.
  • Óleo Sintético: é produzidoa partir da mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos. Lubrifica e dura mais, impede formação de borra e tem residência a oxidação. Além de responder melhor aos carros mais modernos.
  • Óleo Semissintético: é elaborado pela mistura de óleos básicos minerais e sintéticos em proporção mínima definida, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo. Possui preço intermediário e boa durabilidade.

 

Lembre-se que cada veículo pode demandar um óleo específico. Por isso leia o manual do proprietário que a escolha será mais certa!

 

Mercedes-Benz tem linha própria de óleo

 

A Mercedes criou o Óleo Genuíno Mercedes-Benz, distribuído através da rede de concessionárias da marca e elaborados especialmente para veículos comerciais.

Um dos diferenciais do Óleo Genuíno é a reduzida fricção interna proporcionada pelo produto, o que melhora o desempenho do veículo e reduz o desgaste das partes internas do motor.

A alta performance em condições extremas de calor ou frio, além de reduzir o consumo de combustível e diminuir as emissões são outros pontos positivos deste óleo.

Benefícios:

  • Produto com garantia total da Mercedes-Benz
  • Custo compatível aos similares do mercado
  • Melhora a performance global do veículo
  • Garantia dos serviços realizados nas oficinas da Rede de Concessionárias.

Aqui é muito importante mencionar a questão de verificar o manual, com o intuito de identificar qual é o óleo indicado ao motor do seu caminhão.

O Óleo Genuíno da Mercedes-Benz está disponível em algumas versões. Antes de usá-lo em seu caminhão Mercedes, certifique-se que ele é realmente o indicado.

 

Conclusão

 

Ler o manual do proprietário e entender um pouco sobre a importância da viscosidade do óleo já contribui muito para a escolha do óleo para o motor do seu caminhão.

Claro, ir na concessionária é o ideal já que os profissionais que lá atendem já possuem conhecimento amplo sobre os óleos mais indicados para cada tipo de motor.

Porém, se precisar se virar sozinho para comprar e trocar o óleo, as sugestões do manual podem ser as mais indicadas.

Se precisar saber mais sobre o tipo de óleo mais recomendado ao seu caminhão Mercedes, entre em contato com a Curt Schroeder, podemos te ajudar!