Para que serve o manual de bordo?

Ok, todos sabemos que coisas possuem manuais, inclusive os automóveis. Mas por que o manual de bordo é tão importante? Que informações relevantes podem ser encontradas nele? É preciso ter sempre o manual junto do carro? Tire essas e outras dúvidas aqui, e conheça uma novidade oferecida pela Mercedes-Benz para os seus clientes.

Se você nunca leu o manual do seu automóvel, saiba que não é o único. Poucos têm o hábito de conferir as instruções passadas pelas montadoras! Porém, o manual é de extrema importância, especialmente para veículos zero quilômetro. Uma boa leitura pode evitar, por exemplo, que você perca a garantia contratual ou provoque danos ao veículo.

O que é

Mercedes-BensO manual do carro é o documento que possui as especificações completas de cada detalhe que existe na estrutura automobilística, desde o teto até o conjunto de suspensão. O manual também fornece informações valiosas sobre os produtos e acessórios indicados. As montadoras fazem testes ou acordos com outras empresas para desenvolver o óleo ideal para o motor, por exemplo, e essas indicações estão presentes no manual. Assim, existem vantagens econômicas em ler e seguir as regras do manual, isso ajuda a preservar o veículo e o bolso fica feliz! 

Motivos para ler o manual

No manual do proprietário encontram-se explicações sobre funcionalidades do veículo, sobre como é a manutenção, sobre como evitar que ocorram danos, sobre as assistências técnicas, sobre o que ocorre quando o proprietário leva o veículo a um local que não é autorizado para consertos, entre outros. Se você possui um bem, quer cuidar dele da melhor forma possível, não é? Especialmente se for um bem caro. Confira o que você pode encontrar no manual:

  • Revisão

Cada automóvel tem um intervalo próprio para que revisão aconteça e cada fabricante define a quilometragem ou o tempo que o veículo deve ser submetido a uma revisão dos componentes. Essa particularidade é encontrada manual do proprietário. Isso pode evitar que o proprietário realize uma revisão que não precisava ser feita, ou que ele circule com o veículo sem a revisão adequada. Geralmente as revisões são a cada dez mil quilômetros ou anualmente.

As revisões também devem ser feitas na concessionária e previsão ser carimbadas no manual do automóvel. Dessa forma, caso ocorra algum problema, a garantia pode ser acionada e a falha corrigida – sem nenhum custo adicional ao proprietário.

·      Painel

Já reparou quanta informação tem no painel de um carro? Se você é um motorista habilitado, deve saber o quão importante é conhecer cada luz de aviso de um painel. Airbags, ABS, óleo e temperatura são exemplos de luzes que podem acender e alertar para problemas no sistema. Mas existem diferenças de um painel de um carro para outro. O proprietário precisa compreender o que os diferentes avisos significam no seu próprio carro. Assim, o manual do proprietário é muito relevante, porque ele possui uma área onde todos os avisos que aquele modelo de veículo tem são especificados.

  • Intervenções

Muitos proprietários de automóveis têm o desejo de fazer transformações no mesmo. O manual do proprietário fala quais são os pontos que não devem ser alterados no automóvel para que ele não tenha problemas com segurança ou potência. Sendo assim, o proprietário que quiser modificar o automóvel precisa estar ciente disso e dar uma cópia destas informações para os profissionais que alterarão o veículo.

E como fica a garantia? A “personalização” do automóvel pode ser extremamente prejudicial à garantia do veículo. Por exemplo, instalação de um sistema de som mais potente, troca das lâmpadas do farol por lâmpadas de xênon e alterações na suspensão resultam na perda da garantia. Antes de realizar mudanças, consulte o manual e veja o que a sua montadora recomenda. Para garantir, faça alterações apenas fora da garantia do automóvel.

  • Entender todas as funções

Se você compra um celular novo, por exemplo, deseja conhecer e usar todas as funcionalidades disponíveis e, para isso, vai ler o manual de instruções. É o mesmo com o veículo: o proprietário deve olhar o manual para saber tudo o que aquele automóvel faz e como ele pode acionar as funcionalidades. Os carros têm vários comandos e, se você não ler o manual, pode acabar perdendo funcionalidades incríveis e que trazem praticidade e conforto, por puro desinteresse.

  • Locais onde se contrata a assistência

É comum encontrar no manual do proprietário tanto os locais onde as assistências da montadora estão disponíveis, quanto o endereço. Quando o proprietário leva o veículo a uma oficina que não é da montadora ou que ela não autoriza (que não está no manual), não existe reembolso para os danos. Ou seja, usar o manual do proprietário é um jeito de os veículos serem preservados. No manual do seu veículo também existem as marcas de peças recomendadas para reposição, como pneus, lubrificantes, óleos e palhetas dos limpadores.

Novidade Mercedes-Benz: Manual Online

Mercedes-BenzO que o ser humano moderno costuma carregar todos os dias? Se você respondeu celular, acertou! É com os smartphones que nos conectamos com o mundo ultimamente. Por isso, e para continuar alinhada aos hábitos dos clientes, a Mercedes-Benz começou a disponibilizar uma nova função dentro do website: a consulta ou download do manual de bordo de veículos comerciais da marca. Então, se você não possui acesso imediato à versão física de seu manual (ou se preferir uma consulta melhor orientada e com maior rapidez), essa novidade é para você!

Passo-a-passo de como ter acesso às suas informações a qualquer hora e em qualquer lugar:

  1. Na página principal da Mercedes-Benz, selecione o seu tipo de veículo;
  2. Selecione “Peças e Serviços ao Cliente. Depois, “Manuais”;
  3. Em “Manuais”, preencha os dados e clique em “Pesquisar” para encontrar o manual desejado;
  4. Vá em “Clique aqui” para selecionar ou visualizar o arquivo. Pronto!

Observação: nesta fase inicial, estão sendo disponibilizados os manuais dos modelos em fabricação. Os manuais de veículos de anos anteriores serão disponibilizados em breve e gradualmente.