Vantagens de usar peças genuínas

Se existe uma coisa que sabemos a muito tempo é que peças genuínas são melhores do que peças paralelas. Entretanto, pouco nos falam sobre por que as peças genuínas são mais adequadas e de qualidade superior em relação as peças não originais, concorda?

Para não restar dúvidas, vamos explicar o que são as peças originais, quais suas vantagens e alguns problemas que você pode ter ao usar peças sem procedência.

 

Peças genuínas

 

As peças genuínas são aquelas que seguem as mesmas especificações e características técnicas exigidas em peças utilizadas na linha de montagem dos veículos. Ou seja, as peças que são colocadas à disposição para troca de outras peças já estragadas, seguem os mesmos padrões de peças colocadas em caminhões novos.

Elas carregam consigo o selo de qualidade da marca que a fabricou e só podem ser vendidas nas concessionárias autorizadas.

 

Vantagens

 

O primeiro ponto que queremos mencionar aqui, à primeira vista, não é visto como uma vantagem. Porém, quando forem analisadas as vantagens que virão a seguir, você vai perceber que ele desencadeia todos os benefícios de se utilizar peças genuínas no seu caminhão. Vamos começar com o custo!

 

Custo alto

 

Sejamos sinceros. Esse é um dos principais pontos que mais levamos em consideração na hora de realizar a manutenção do veículo. Não tiramos a razão, mas é preciso quebrar preconceitos quando lhe são apresentadas peças de custo elevado.

Na visão de consumidor, é normal apenas olhar e já estabelecer se o produto que lhe é apresentado vale de fato o que está sendo cobrado. Porém, é preciso lembrar, ou pelo menos imaginar, todo o processo que aquele produto sofreu para chegar em suas mãos. Padrões de qualidade, materiais de procedência comprovada, profissionais qualificados para realizar a inspeção e transporte são alguns aspectos que devem ser lembrados.

 

Durabilidade

 

Peças genuínas possuem alta durabilidade. Não só porque se encaixam perfeitamente ao veículo para o qual foram fabricadas, mas também porque atendem rigorosos processos de qualidade. Se você usar peças genuínas fabricadas pela Mercedes-Benz no seu caminhão Mercedes, por exemplo, haverá menos desgaste das peças do conjunto como um todo, pois as peças genuínas também exigem menos do caminhão, gerando mais economia.

 

Garantia do fabricante

 

Essas peças também asseguram ao seu caminhão garantia, ou seja, sempre que utilizar peças genuínas e fazer as revisões nas concessionárias autorizadas, você contará com a garantia que seu caminhão tem de fábrica (caso ele seja novo).

 

Viagem segura e produtiva

 

Peças genuínas são a garantia de uma viagem segura e produtiva. Claro, nem mesmo as peças genuínas estão livres de problemas e defeitos podem ocorrer. Entretanto, por serem peças de fábrica, o risco que você corre de isso acontecer é quase nulo. De qualquer forma, caso ocorra algum defeito, a garantia vem como auxílio.

Caso seja necessário a troca de peças na garantia, você recebe uma manutenção ágil e de qualidade, sem afetar de maneira excessiva seu trabalho no dia a dia.

Peças genuínas demandam menos cuidados e permitem que seu caminhão rode pelas estradas com segurança, além de tornar seu trabalho mais eficiente, pois aumentam o desempenho do seu caminhão.

 

Economia a longo prazo

 

Agora pode ser um pouco salgado, mas a longo prazo as peças genuínas oferecem uma boa relação custo benefício. Elas significam menos manutenção, menos tempo parado, mais economia do combustível e assim por diante.

Se fizer as contas e colocar no papel, os custos que peças genuínas e peças paralelas geraram para você em um determinado tempo, vai perceber que peças genuínas são mais rentáveis.

 

Padrões de qualidade

 

Por que você acha que as peças genéricas são mais baratas? Porque elas não demandam profissionais qualificados para desenvolvê-las e testá-las e não fazem uso de materiais de qualidade, dentre outras questões.

As peças genuínas seguem padrões e especificações focadas na marca do seu veículo. Ou seja, cada marca leva em consideração certos critérios na fabricação de suas peças e caminhões. Claro, certos padrões são universais, mas o design e outras características contribuem para o que as diferem umas das outras.

Pense da seguinte forma: você tem um caminhão da Mercedes-Benz, mas resolve utilizar determinada peça da marca X. Fazendo isso, além de perder a garantia de fábrica (caso você tenha), mesmo que seja uma peça com certo grau de qualidade, não vai ter o mesmo desempenho da peça genuína, elaborada pela fábrica do seu caminhão.

Como já relatado acima, quando se vai fazer a manutenção do caminhão, ou até mesmo, comprar produtos em geral, dificilmente tentamos imaginar os processos e materiais que foram necessários para elaboração deste determinado produto. Tente imaginar agora, todas as peças, componentes, acessórios e todo o serviço necessário para montar seu caminhão, e não apenas isso, mas todos os testes de segurança e resistência que ele precisou ser exposto para estar de acordo com os padrões de qualidade.

Se olharmos dessa perspectiva, o custo do seu caminhão, talvez não foi barato, mas foi justo, não acha? Dessa forma, além de todas as vantagens apresentadas, as peças genuínas, apesar de contarem com custo elevado, possuem qualidade para garantir maior segurança a você e seu caminhão a longo prazo.

 

Valorização do caminhão

 

No texto que já apresentamos aqui, sobre revisões obrigatórias, mencionamos esse detalhe, mas é sempre bom reforçar. As peças genuínas valorizam seu caminhão e aumentam a credibilidade da sua empresa. Como assim?

Se em algum momento você decidir vender seu caminhão, ao apresentar as notas de todas as peças trocadas na concessionária autorizada, ou seja, troca por peças genuínas, com certeza vai conferir valor agregado ao seu caminhão do ponto de vista do possível comprador.

Da mesma forma, se você desejar aumentar sua frota, por exemplo, mas tem interesse em trocar os caminhões que possui por outros da concessionária autorizada, ter todas as peças deles trocadas lá enaltecem o valor do seu caminhão.

E o que tem haver a credibilidade da minha empresa com as peças genuínas? A partir do momento que você utiliza peças de origem duvidosa e, por conseguinte, seu caminhão começa a passar mais tempo na mecânica do que o previsto, seus prazos passam do tempo e seus clientes começam a ver seu serviço com outros olhos.

Quando o assunto é escolher quais peças você vai usar no seu caminhão, ao optar por peças genuínas não é só o custo que importa, mas todo o resto que elas irão integrar.

 

Peças genuínas Mercedes-Benz

 

A Mercedes-Benz possui uma das maiores estruturas de logística de peças de reposição, que abastece mais de 200 pontos de atendimento da sua rede de concessionários. São 9 milhões de peças disponíveis para atender o mercado brasileiro e mais de 60 países.

Estudos realizados em laboratório revelam que as peças não genuínas podem apresentar características não confiáveis em termos de durabilidade, dimensionamento, qualidade de material, entre outras falhas, que podem comprometer o desempenho do veículo.

Por isso, a Mercedes-Benz faz constantes investimentos em seu parque industrial com a finalidade de aprimorar seus processos de fabricação. O objetivo é e garantir total tranquilidade aos clientes que buscam um diferencial competitivo com menores custos de manutenção e o alto padrão de qualidade das Peças Genuínas.

A Curt Schroeder é concessionária autorizada Mercedes-Benz. Está precisando fazer uma revisão nas peças do seu caminhão? Entre em contato conosco e descubra a qualidade nos nossos serviços nas peças genuínas que colocamos a sua disposição!